Reprodução Imprimir E-mail

O papagaio-charão utiliza cavidades de árvores para nidificar, a exemplo da maioria dos representantes dos psitacídeos. Reproduzem-se apenas uma vez ao ano, permanecendo fiéis um ao outro.

Em agosto, os casais começam a investigar as cavidades naturais localizadas nos fragmentos florestais. A fêmea é responsável pela incubação dos ovos, que em sua grande maioria são em número de 3. A incubação dos ovos é de 29 dias. Neste período, o macho é responsável providenciando a alimentação para a fêmea, que apenas deixa o ninho em torno de 3 a 4 vezes ao dia e durante poucos minutos para ser alimentada pelo macho.Após a eclosão dos ovos, quando nascem os filhotes, é necessário permanecer no ninho aproximadamente 53 dias para o seu desenvolvimento. Neste período, ambos participam buscando alimentação aos filhotes. Neste período, os pais retornam aos dormitórios coletivos.

Quando os filhotes deixam o ninho em companhia de seus pais, em alguns dias são recrutados ao bando, que pernoitam em dormitórios coletivos.

Estratégias conservacionistas 

 

 
 
© 2008. Universidade de Passo Fundo. Divisão de TI