População Imprimir E-mail

O papagaio-charão é uma espécie social, apresenta hábito de reunirem-se em bandos, regularmente ao fim de tarde. Para pernoitar utilizam florestamentos de pinus ou de eucaliptos, localizados geralmente em propriedades particulares. Antes do pôr-do-sol, começam a chegar nos dormitórios elegidos pela espécie em pequenos bandos. É através deste comportamento que possibilita aos pesquisadores realizarem a contagem da população.


As contagens dos papagaios são realizadas através de censos de aguardo, em pontos fixos e estrategicamente pré-estabelecidos ao redor de seus dormitórios coletivos. Para o registro dos bandos, os censeadores utilizam fichas padrão e registram os papagaios a medida em que chegam ao dormitório. A contagem é direta, geralmente sem estimativas. Isto exige boa prática dos censeadores.


Alguns dormitórios coletivos são utilizados pelo papagaio-charão com alto grau de fidelidade, a vários anos, como o Parque Municipal de Carazinho, onde o Projeto Charão completou dez anos de monitoramento da população. Atualmente o Projeto Charão monitora em torno de 15 dormitórios coletivos localizados no Rio Grande do Sul e outros 3 em Santa Catarina.


A população do papagaio-charão vem sendo monitorada de maneira sistemática desde 1991, por pesquisadores do Projeto Charão, e os resultados indicam que a população mínima total da espécie, atualmente apresenta um tamanho de cerca de 20.000 aves.

 

 
 
© 2008. Universidade de Passo Fundo. Divisão de TI